sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A LEITURA  É IMPORTANTE.

Por que propor atividades de leitura nessa fase de alfabetização inicial? 
Diana Grunfeld: Tradicionalmente pensávamos que ler era decodificar e unir uma letra a outra. Hoje sabemos que não é assim. Permanentemente estamos antecipando e verificando para confirmar ou corrigir nossa hipótese. Por isso, ao propor a reflexão sobre o sistema temos que planejar situações que permitam aos alunos ampliar suas estratégias de antecipação e verificação. Ler é coordenar a informação baseando-se em indicadores do texto e do contexto. Por isso, não podemos deixar as crianças sozinhas em frente às letras sem que tenhamos proposto um contexto comunicativo com situações em que elas possam ler por si mesmas. Por exemplo, podemos solicitar que encontrem uma palavra específica em um dos contos lido pela professora. Essa é uma situação típica em que o aluno sabe que a informação está lá, mas não exatamente onde está. Para responder, eles terão que voltar ao texto e buscar diferentes estratégias. Nesses momentos é preciso favorecer o intercâmbio solicitando que cada um justifique a sua escolha e também ouça como os outros pensaram. Isso significa oferecer oportunidades para voltar ao texto e contar com novas possibilidades de reflexão.

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/diana-grunfeld-intervencao-alfabetizacao-680401.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário